Contagem regressiva...

Ansiosa para tirar o aparelho ortodôntico...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

26.08.2010 - 1a. Consulta pós cirurgia

Hoje tive minha 1a. consulta com o Dr. Sérgio depois da cirurgia!

Estava tudo certo com minha boca, mordida, recuperação, tudinho nos conformes! 

Fui liberada pra tirar os elásticos durante as refeições (obs: a função dos elásticos é orientar a musculatura, que ficou um pouco bagunçada e preguiçosa nesse período de não esforço!), o Dr. Adriano me ensinou como colocá-los, não vou negar meu sofrimento na hora... O puxa-puxa dos meus lábios estavam quase me fazendo chorar... Não sei se iria conseguir fazer aquilo sozinha! Ele também tirou um dos pontos que estava no meu lábio superior, doeu na hora, eu parecia criança pequena (como em alguns outros momentos pós cirurgia) que o pai tem que ficar segurando (sim, meu pai fez isso!), mas depois me deu o maior alívio ficar sem esse ponto, pq com a cicatrização, todo o movimento do meu lábio ele repuxava... Ainda assim eu sentia dor quando inevitavelmente me faziam dar risada, hehehe, mas melhorou bem!

Eles me ensinaram 2 exercícios pra fazer diariamente, para estimular os músculos da face e a diminuição do inchaço:
1- Fazer movimentos com os lábios tipo "sorriso-biquinho-sorriso-biquinho...", quanto mais vezes melhor, de preferência olhando num espelho pra regular o sorriso (vide vídeo abaixo!);
2- Um exercício de drenagem linfática, utilizando as mãos, com um movimento de cima pra baixo nas bochechas, uma vez ao dia, dez vezes de cada lado.

video
Meigo, não?! rs Era o máximo que conseguia fazer até então!
Vídeo gravado pelo Dinim, dia 26.08.2010 - 6o. dia de pós operatório.


Agora, o melhor de tudo: Fui liberada pra comer tudo que não fosse preciso mastigar! Nessa hora que me dei conta da vontade de comer que eu estava, não via a hora de chegar em casa e comer algo diferente de sopa no copo e vitamina de frutas!

Minha mãe fez um macarrão 'cabelinho de anjo" e um ovo mexido, bem molinho. Nossa, deve ter sido exatamente a sensação de uma criança, quando pela primeira vez experimenta aquele pedacinho de frango, sabe?! Uma coisa simples, mas parecia que eu nunca tinha comido algo tão bom na minha vida! Aquele tempero... hummmm... O Dinim e a Mel também foram testemunhas desse meu momento de emoção intensa!
Tive que me readaptar a usar garfo... Mesmo sem o elástico eu não conseguia abrir muito a boca, no máximo o equivalente a largura de um dedo magro! Usava garfo de sobremesa com quantidade bem pequena de comida, era o início de uma outra aprendizagem: comer devagar! (beeem devagar...) A utilização de um espelho nas refeições era fundamental, por causa da parestesia!

Delícia!!!
E esse era meu peso na parte da manhã, 53,6 kg.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

23.08.2010 - O 4o. Dia! (e mais alguns...)

Digo "e mais alguns" pois falo sobre algumas coisas que são genéricas da 1a. semana de pós operatório...

Rotina

Ficava em casa o dia inteiro... mas também não tinha vontade de sair... ainda sentia muito sono e uma certa indisposição. Não conseguia respirar pelo nariz, o inchaço estava fazendo minha cabeça pesar... não sentia dor, mas sentia um incômodo, como se fosse uma pressão no rosto. Nada insuportável tbm... (não é para "assustar" quem por ventura irá fazer essa cirurgia, não mesmo!). Fiquei sem sair de casa na 1a. semana de P.O., por esses motivos que expliquei, mas sabe que foi ótimo??? Ficar de buenas no sofá, assistindo TV, recebendo visitas queridas... Descobri um canal de TV ótimo, chamado "Viva", passa diversos programas e novelas antigos da Globo - assistia Sai de Baixo, Malhação (época do Perereca, Touro....), Quatro por Quatro... Foi nostalgia total, mas há quanto tempo eu não ficava assim, tão de pernas para o ar? Foi bom, foi bom! hehe

Agradecimentos

Graças a Deus tenho pessoas muito especiais ao meu lado, tive visitas todo santo dia! Isso salvava meu dia, pq à noite sempre batia um certo tédio... até que a campainha tocava! =D As ligações e mensagens de quem não pôde comparecer tbm foram todas muito bem vindas, mesmo algumas que não consegui atender e que alguém atendeu por mim, a energia boa veio que veio!!! Sem contar mamis que ficou comigo praticamente o tempo todo e se encarregou da parte chata de lembrar os horários dos remédios e prepará-los! Tô vendo que vou ficar mega mimada!

Comida

Pensei que seria pior ficar sem poder comer comida de verdade, achava que iria "morrer de vontade", principalmente ao ver outras pessoas comendo. Mas foi muito mais fácil do que eu imaginei. Primeiro, pq meus estômago estava todo revirado (acho que por conta dos remédios), eu não sentia fome... Segundo, pq só de pensar na dificuldade que seria comer qualquer coisa, perdia qualquer vontade que poderia ter!

Higiene bucal

Bem, não conseguia abrir muito a boca por causa dos elásticos em meu aparelho (nem podia forçar), que passavam pela parte de cima e a de baixo. Mas isso não impede a escovação!! Comprei uma escova nova, para crianças de 2 a 6 anos (hehe) e... do Có-có-ricó! Que fofura! Escovava a parte de fora e complementava com buchechos de Periogard, conforme recomendações do meu dentista! Mas também, só na base de refeições totalmente líquidas, não era tão mau assim...

Fotos

23.08.2010 - Visita deliciosaaaa da Déia! Nos dois sentidos =P !
Ganhei uma cesta Haagen-Dazs, os melhores sabores!
Essa minha amiga é fogo! Amooo demais!
Eu estava muito feliz, mas nos primeiros dias
era difícil contar com minhas expressões faciais!
23.08.2010 - "Acompanhando Minha Recuperação!"
Os edemas começaram a aparecer (essas manchas
amareladas em meu rosto, mais no queixo).
24.08.2010 - "Acompanhando Minha Recuperação!"
O edema já estava se espalhando pelo pescoço!
Aprendi a gostar de água de coco, 
era a melhor bebida nessa situação!
24.08.2010 - Esse era meu peso na parte da manhã (54,2 kg)!
Antes da cirurgia eu pesava entre 55 e 56 kg.

22.08.2010 - O 3o. Dia!

Esse foi O DIA... Bem que tinham me avisado... foi o pior... O inchaço parecia maior, eu estava totalmente sem ânimo, sabe aquela moleza?? Desde a hora que acordei! Não conseguia parar em pé, só queria dormir! 

Fiz um exame de Tomografia, tiraram todos aqueles apetrechos que estavam conectados ao meu braço e logo em seguida recebi a alta! Por volta de meio-dia eu saí do Hospital e fui pra casa!

Almocei uma sopa que minha mãe comprou, bem mais gostosa que a sopa do hospital, mas tomei em um copo, que ficava bem mais fácil apesar de ser um pouco estranho!

À noite recebi visitas! Veio aqui em casa minhas tias, meu tio, minha avó, o Dinim e a Mel! Mas realmente não tive muitas forças para socializar, também quase não tenho fotos nesse dia... Eu tinha muito muito sono! Mas foi ótimo que eles vieram, é sempre uma animação a mais!!! Apesar de eu ter ido dormir antes deles irem embora... (desculpem!)

Tinha diversos remédios pra tomar: Antibiótico, Lisador, Cataflan e um Omeprazol pra dar uma equilibrada básica no estômago! Meu nariz estava totalmente congestionado, criei uma séria dependência com lenços e paninhos, tinha bastante secreção, mas tudo dentro da normalidade tendo em vista a cirurgia! Ainda não comentei isso, mas também acabou sendo feito desvio de septo e cornetos! Meu nariz deu uma leve arrebitada, mas não foi por causa desses dois procedimentos, foi por causa do avanço maxilar.
Única foto do dia. Eu e minha irmã. Cena rara!
Ela não resistiu a minha carinha redonda de baby!
Acho que dá pra perceber que eu estava bem grogue!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

21.08.2010 - The Day After!!!


Meus apetrechos de múmia já estavam me encomodando bastante! Minha cabeça já devia estar naturalmente mais pesada, só pelo tamanho das minhas bochechas, com todos os demais acessórios então (nem falo nada quando, além de tudo, tinha que colocar o gelo em volta!)... Porééémmm... Como uma miragem o Dr. Adriano veio fazer uma super visita, para o quê??? Tirar tudo aquilo!!! Foi um baita alívio, ele passou a tesoura! Também tinham uns esparadrapos no meu queixo, tbm para conter o inchaço, esse doeu um pouco pra tirar por causa da cola, que gruda eficientemente na pele! rs Apenas meu penteado à la Jaques Janine permaneceu igual, claro! Aí então de novo me bateu aquela super curiosidade de me olhar em um espelho, mas dessa vez ele já estava nas minhas mãos!!! Fiquei em dúvida se era meu reflexo mesmo, ou se por algum engano eu estava com uma mini tv nas mãos, passando um episódio do Chaves ("Kiko, Kiko, Rá-Rá-Rá..."). Estava inchada, mas o Dr. Adriano disse que geralmente é pior, porém o inchaço tende a aumentar até o 3o. dia.


Depois disso, tomei um belo de um banho e isso me deu um outro ânimo, passei a me sentir bem melhor!!! =) Além do mais, o melhor de tudo, eu já conseguia falar!!! Era algo um pouco cansativo, não dava ainda pra falar muito bem, minha boca abria minimamente, mas já tava sentindo mais a língua, o que facilitou bastante!

Sim, eu estava sorrindo! E já fazendo pose...
(reparem que meus lábios já estão bem menos inchados que ontem!!!)
Depois de 20 e poucos anos, tive direito até a ganhar sopinha na boca! Papi se encarregou disso muito bem, a sopa de mandioquinha não era tão boa quanto a da minha mãe, mas comi tudo! Nem lembrava mais como era isso, não é pra qualquer um não!!! Agora, a gelatina foi demais, tentei, mas ainda não consegui! Então me contetei com um suco de sobremesa! Que vida! 

Maaaas, no meio da tarde, as tão esperadas visitas começaram a chegar! Quando, no meu até então contentamento forçado pelo suco do almoço, chega o Chebu com um Sundae do McDonalds!!! Hummm, me deliciei!!! Ele já havia tido o cuidado de não colocar as castanhas, a cobertura de chocolate tbm acabei não conseguindo comer (só conseguia comer o que dava pra ser "despejado" na minha boca, nada que precisasse de movimentos da língua ou de abrir a boca um pouco mais), mas o sorvete estava uma delícia!!! Sobremesa digna!!! 

Detalhe: nas alimentações o espelho era muito necessário, por causa da parestesia nos lábios não dava para sentir se estava tudo nos conformes. A ajuda de uma outra pessoa era sempre muito bem-vinda, ou para segurar o espelho, ou para me ajudar a "comer" mesmo. Devido a moleza da anestesia, a ajuda pra "comer" era melhor! Ainda bem que essa assistência não faltou!!! hehehe

Recebi mais visitas!!! O Dinim, a Kali e minha avó ficaram me fazendo companhia até a noite! Inclusive fazendo filmagens engraçadas que irei postar assim que tiver os vídeos (Dinim, aproveitando, os vídeos não estavam naquele pen drive que vc me passou!). Eu ficava conversando, de repente me batia um sono daqueles e eu dormia, depois acordava, mas tudo normal! Esqueci de contar que ontem ganhei flores lindas do Dinim, da Cá e do Jr.!!!


À noite o Dr. Sérgio veio me ver. O quarto estava frio, mas ele nos deu bronca dizendo que tinha que estar mais frio ainda! Temperatura alterada pra 19oC.. Frrrioooo (na verdade, já deveria estar nessa temperatura, alguém que alterou depois)! E também abriu uma janela, pq tinha muita gente no quarto! hehehe Bem, ele disse que eu estava muito bem e que teria alta no dia seguinte pela manhã! Meu nariz estava completamente congestionado, não passava um arzinho se quer, então ele deu uma mãozinha, fez uma limpeza sofredora mas que deu uma boa aliviada (tenho fotos, mas não vale a pena postar! rs). Porém é normal esse congestionamento do nariz e logo mais ele voltaria. Nessa fase é proibido assoar o nariz ou segurar o espirro, pois o ar pode ir pras bochechas (imaginem!) e resultar numa volta ao Centro Cirúrgico (medo!).

Foi um ótimo dia!